O município de Presidente Dutra se prepara para combater o avanço do novo coronavirus, diversas ações estão em andamento, como a edição decreto 107/2020 que restringe parte da atividade comercial e prorroga a suspenção das aulas. Novas regras para evitar os aglomerados em bancos e lotéricas como limitação do número de atendimentos.
Já em relação ao Hospital Municipal foi concluída uma reforma e adaptação para atendimento e isolamento dos pacientes da covid-19, o hospital municipal que é um dos maiores do interior do estado, tem 100 leitos, tendo 30 deles de uso exclusivo para o isolamento, podendo ainda se necessário ser disponibilizados mais 10 leitos, sendo responsável por 30% do leitos disponível na região, superando inclusive o hospital Macro Regional o Socorrão que tem atualmente 16 leitos disponibilizados. Já está em licitação a compra de 5 (cinco) respiradores para serem instalados em 5 leitos de estabilização. O deputado Ciro Neto já solicitou 20 respiradores ao governo do estado para que seja ampliado este número, além da compra de EPIs para utilização dos profissionais de saúde e a aquisição de testes para detecção de covid-19.
O governo municipal também abriu credenciamento no último dia 27 para contratação de costureiras, que produzirão 8.000 mil máscaras de tecido para uso dos funcionário das outra secretarias e a doação para famílias em situação de vulnerabilidade, além de melhorar a renda de diversos profissionais do município.
Segundo o prefeito já está em licitação a contratação de sistema de aplicativo, para que seja usado pela Secretaria de Educação afim de que seja promovido o ensino a distância do alunos da rede municipal. A distribuição de kits da merenda escolar já estão sendo entregues aos pais de alunos matriculados na rede municipal.
A Policia Municipal com o apoio da Policia Militar e funcionário da Secretaria de Saúde, estão fazendo constantemente ações de fiscalização e conscientização dos comerciantes e das pessoas em geral.
Ainda, preocupado com as pessoas mais humildes do municípios que ficaram sem trabalhar neste período, o município irá iniciar um cadastro para distribuição de 4000 mil cestas básicas, sendo 3000 compradas pelo município e 1000 doadas pelo Deputado Ciro Neto.
Além desta medidas, o município já estuda a possibilidade de ser feita a desinfecção (lavagem) de alguns locais públicos dentre outras medidas. “Nossas ações serão direcionadas conforme a evolução do vírus em nosso município, nós devemos adotar o isolamento social, pois ainda é a medida mais eficaz a ser tomada, mas se tiver que se deslocar peço a todos que tomem os cuidados necessários”, Juran.