Dados fazem parte de levantamento realizado pelo Instituto Mapa, que ouviu 2 mil pessoas em todas as regiões do país
Caso o primeiro turno das eleições presidenciais fossem hoje, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teria 36,8% das intenções de voto, contra 26,8% de Jair Bolsonaro (sem partido). Os dados fazem parte da pesquisa realizada pelo Instituto Mapa, contratada pelos grupos de comunicação ND, de Santa Catarina, e RIC, do Paraná. O levantamento ouviu 2 mil pessoas com mais de 16 anos, em todas as regiões do Brasil, de 18 a 20 de maio.
A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais e o índice de confiabilidade é de 95%. O levantamento foi feito por meio de entrevistas por telefone, com ligações tanto para fixos residenciais quanto para celulares
O resultado retrata a atual polarização eleitoral no país. Os possíveis adversários de Bolsonaro e Lula obtêm índices distantes dos líderes: Sérgio Moro 5,1%, Ciro Gomes 5%, Luciano Huck 4,5%, João Doria 3,3%, Luiz Mandetta 2,7%, e João Amoêdo 2,6%.
Enquanto isso, os votos brancos/nulos/’nenhum’ chegaram a 5,1%, e os que não opinaram ou indecisos foram 8,4%. Confira:
Em 2022 teremos eleição para presidente. Entre estes possíveis candidatos, em quem você votaria, se a eleição fosse hoje?: