Alerta alaranja aponta para risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nessa sexta-feira (23), um alerta laranja de chuvas intensas no Maranhão. O alerta deve permanecer até este sábado (24).
De acordo com o Inmet, o esperado é de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e ventos intensos (60-100 km/h), risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
O instituto alerta que em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
Tempestade em Imperatriz
No fim da tarde dessa quinta-feira (22), uma forte chuva alagou grande parte da cidade de Imperatriz, Região Tocantina do Maranhão. Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta, choveu aproximadamente 80mm de chuva, mais da metade do esperado para todo o mês de abril.
De acordo com a Defesa Civil, especialistas explicam que o fenômeno conhecido como cumulonimbus gerou a chuva em elevada quantidade e com volume maior que o habitual para o mês. Cumulonimbus são grandes nuvens perigosas que podem produzir neve, chuva, granizo, tornados e raios na terra. do G1MA