Offline
Maranhão recebe mais 49.500 doses da vacina contra a Covid-19
24/02/2021 17:15 em Saúde

O Lote chegou no inicio da tarde no Aeroporto Marechal em São Luís.

Segundo o Governo do estado, as doses serão usadas para imunizar 8% dos profissionais da saúde e idosos de 85 a 89 anos.

O Maranhão recebeu, no início da tarde desta quarta-feira (24), 49.500 doses da vacina Oxford/AstraZenca contra a Covid-19. O lote chegou ao estado em um voo da Latam, por volta das 12h30, no Aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado, em São Luís.

Após o recebimento do lote as caixas seguiram, sob escolta da Polícia Federal, do aeroporto até a Rede de Frio do Estado, onde devem ficar armazenadas até serem distribuídas. Este é a segundo lote da vacina Oxford/AstraZeneca que chega ao Maranhão. Em 24 de janeiro, o estado havia recebido 48.500 doses do imunizante.

O Ministério da Saúde informou que as doses da vacina de Oxford entregues correspondem todas à primeira aplicação – porque a segunda dose só será aplicada 12 semanas após a primeira. Ambas as vacinas são aplicadas em duas doses.

CoronaVac

Pelo cronograma divulgado pelo Ministério da Saúde, o Maranhão deve receber ainda 29.600 doses da vacina CoronaVac, desenvolvida pelo laboratório Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, em São Paulo. Entretanto, segundo o governo do Maranhão, não há previsão para a chegada das doses no estado.

Em nota, o Ministério da Saúde informou que os estados deverão reservar a segunda dose da CoronaVac para garantir que ela seja aplicada de 2 a 4 semanas depois da primeira.

Vacinação no Maranhão

Até a noite de terça-feira (23), o Maranhão já havia aplicado 167.699 doses de vacinas contra a Covid-19. A informação é resultado de uma parceria do consórcio de veículos de imprensa, formado por G1, O Globo, Extra, O Estadão de S.Paulo, Folha de S.Paulo e UOL.

Das doses aplicadas, 130.996 foram na primeira dose, o que corresponde a 1,84% da população vacinada. Já a segunda dose, foi aplicada em 36.673 pessoas, ou 0,52%.

A expectativa, é que com a chegada da vacina, a campanha de vacinação seja retomada em breve em São Luís. A capital maranhense paralisou a imunização em 18 de fevereiro, após o fim do estoque da vacina. A imunização seguiu para quem precisava tomar a 2ª dose da CoronaVac. do G1-MA.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!