Offline
Cadê o dinheiro que tava aqui? Farinha Pae recebeu mais de 1 milhão do Governo Federal para combate a covid-19.
27/08/2020 19:50 em Política

A pergunta que não sai da cabeça de todo morador de São José dos Basílios nos últimos dias é essa, onde o prefeito e a secretária de saúde, Antonia Caroline (sua filha), aplicaram o dinheiro enviado pelo Governo Federal para o enfrentamento ao novo coronavírus.

De acordo com uma pesquisa simples que realizamos no portal da transparência do Ministério da Saúde, o município de São José dos Basílios recebeu exatos R$ 1.066.799,38, através do Fundo Nacional de Saúde, para o enfrentamento da emergência de saúde nacional (crédito extraordinário), específico para ações de combate ao coronavírus (covid-19).

Mesmo com todo esse dinheiro destinado, a população reclama da falta de ações para o combate à pandemia dentro do município, vale lembrar que a secretária, de Saúde de São José dos Basílios, Antonia Caroline Araújo de Assis, é filha do prefeito Creginaldo (conhecido como Farinha Pae).

Entre as observações feitas pelos moradores, foi que não foram “Comprado túneis de desinfecção, não foi feito também a desinfecção de ruas, e também não houve nenhuma campanha feita pelo município ou pelo prefeito para distribuir para os moradores máscaras e álcool em gel”, disse um morador.

Lembrando que segundo o último boletim divulgado ontem (26) pela Secretaria Estadual de Saúde, São José dos Basílios tem 160 casos confirmados de Covid-19.

Falta de transparência

Tentamos buscar informações, no site da prefeitura, por exemplo, que não consta nenhum boletim informativo com a quantidade de casos suspeitos e ativos. Inclusive em uma parte específica do site para colocar informações sobre o covid-19, (http://covid.saojosedosbasilios.ma.gov.br/) as informações sobre os casos não são atualizadas desde 20 de abril, fator que é mais um indicador da falta de transparência da administração do município com seus moradores.

 

Ainda mais, tendo em vista que inúmeras prefeituras atualizam nos sites institucionais com boletins e divulgam em redes sociais, (de forma que ficam disponibilizados de forma permanente), possibilitando até que a população possa acompanhar de perto o crescimento ou não dos casos no município.

Outra informação que salta nos olhos de quem observa o site da prefeitura, é que já existe um contrato no valor de R$ 25.000,00, firmado pela prefeitura (em 21 de maio), para “a confecção de máscaras de tecido em tricoline, 100% algodão em duas camadas, tamanho único, destinadas ao uso por parte da população vulnerável a covid-19” como consta no contrato, mas, cadê as máscaras senhor Prefeito?

Para piorar a situação, de acordo com informações dos moradores, o teste só é feito pra detectar se a pessoa está com coronavírus, porém para saber se está curado, tem que se deslocar para fora do município, além de desembolsar pelo menos 300 reais para a realização do exame em laboratório particular.

Diante dessas informações, as perguntas que ficam são:

Onde o prefeito aplicou esse dinheiro?

Como ficam as famílias de baixa renda, que não tem 300 reais para desembolsar em um teste?

Se não acreditar é só pesquisar em:

https://consultafns.saude.gov.br/#/consolidada

 

 

Imagem do contrato:

COMENTÁRIOS