Áudios de facções que atuam no MA revelam ameaças a advogados no Piauí
15/01/2020 16:50 em Maranhão

A Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) divulgou novos áudios de membros das facções criminosas PCC e Bonde dos 40 que atuam em Teresina-PI e no Maranhão. Nas gravações liberadas após autorização da Justiça, um faccionado conversa com a mulher de um preso e a questiona sobre ameaça a um “gravata”. Na gíria dos criminosos, “gravata” significaria advogado.

“Diz que tava querendo a cabeça do gravata”, diz o homem a mulher.

A  Polícia Civil deu início às investigações de tráfico de drogas cometido por integrantes de facções criminosas no ano passado. A polícia constatou conexões entre investigados por tráfico de drogas nos Estados do Piauí, Maranhão e São Paulo, “sendo que suas relações convergiram para facções criminosas, sendo as principais o Primeiro Comando da Capital – PCC e o Bonde dos 40”.

“Quem trabalha para esse tipo de organização criminosa é óbvio que vai existir cobrança e a cobrança não é amigável. É na base da ameaça, intimidação e da morte. Aqui no Piauí não há casos de morte. Há de ameaça. Essa não é a primeira nem será a última. Infelizmente quem lida com esse tipo de organização tem um risco a correr. Sei que o advogado é um profissional liberal […] infelizmente essas facções fazem a intimidação desses profissionais”, disse delegado Cadena Júnior, coordenador da Delegacia de Prevenção e Repressão a Entorpecentes no Piauí.

Segundo o delegado, escritórios de advocacia são pagos pelas facções e sofrem ameaças quando os criminosos entendem que os advogados não atuam da forma esperada. Além da ameaça de morte a um “gravata”, no áudio há uma conversa em que um dos investigados fala em “setor de prédios” e queria mandar uns “irmãos” para lá.

De acordo com as investigações, esse setor de prédios seriam apartamentos localizados na zona Sul de Teresina. O delegado Cadena Júnior conta que os criminosos ameaçam moradores e se “apossam” de apartamentos da região para se esconderem após crimes.

Os áudios fazem parte do inquérito da operação Codinomes, deflagrada nesta terça-feira (14) para prender suspeito de tráfico de drogas e envolvimento com as facções PCC e Bonde dos 40. Ao todo 26 pessoas foram presas e 5 estão foragidas.

 

Fonte: Cidade Verde.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!