A Polícia Civil do Maranhão, por intermédio da Delegacia de Passagem Franca, sob o coordenação do Delegado Fábio Amaral e sua equipe, na manhã do dia 04.11.2019 deu cumprimento a mandado de prisão preventiva deferido em desfavor do nacional Márcio Bandeira Barbosa, conhecido popularmente por "Gordo ou De Pea".
Márcio é apontado pelas investigações como sendo o executor da sua cunhada Girlene Barra de Sousa, vulgo "Kate", a qual foi encontrada sem vida na manhã do dia 30.10.2019 em um terreno afastado do centro da cidade. "Kate" foi assinada com diversos disparos de arma de fogo à curta distancia, em sua maioria pelas costas, apontando assim para um crime com requintes de execução.
Logo após tomar conhecimento do crime e iniciadas as investigações, a Autoridade policial representou pela prisão preventiva do investigado, e por medidas cautelares de busca e apreensão, as quais foram prontamente deferidas pelo Poder Judiciário. As buscas foram realizadas nas residências do referido preso e do seu comparsa Paulo Januário Junior.
As investigações demonstram que a vítima teria sido atraída para o local da execução pelo nacional Paulo Januário Júnior, com quem a vítima possuía um relacionamento amoroso, para naquele local ser assassinada por "Gordo". Desta forma, verifica-se que "Kate" foi atraída em horário noturno para uma emboscada em local ermo e, naquele local, foi assassinada por "Gordo" sem ter chances de defesa.
A investigação demostra ainda que a motivação do crime está relacionada a vários fatores, no entanto esta somente será divulgada em momento oportuno.