Neste Domingo 07 de Janeiro de 2024, o Maranhão foi destaque no Fantástico, programa exibido pela rede Globo Nacional. O Fantástico mostra a repercusão das fraudes praticadas pelas prefeituras do Maranhão com a educação em tempo integral.
O tribunal de contas do estado do Maranhão, divulgou um relatório, onde indetificou várias fraudes com os números de alunos nas escolas de vários municípios Maranhense. Em Presidente Dutra, Os números divulgados pela Prefeitura do Município foi, 3.795 alunos a mais, após a investigação do (TCE) Tribunal de contas do estado, foram encontrados, 231 alunos. em uma escola de tempo integral no município de Presidente Dutra/MA a 347 km de São Luís.
O Fantástico, em conversa com o Presidente do Tribunal de Contas do estado, Marcelo Tavares, afirma que os desvios de verbas públicas da educação praticada pelas prefeituras do MAranhão chega em Torno de, R$ 1,5 bilhões, afetando doretamente a população maranhense com os desvios de verbas públicas.
De acordo com o TCE do Maranhão, As Prefeituras podem ir a julgamento, ter as contas bloqueadas, devolução de dinheiro, multa e até o gestor pode ficar inelegível, ou até mesmo após uma investigação profunda, pode receber a Policia Federal nas primeiras horas manhã do amanhecer do dia.
Além de Presidente Dutra, outros municípios também praticaram a fraude informando alunos alunos a mais que não existem, os múnicípios são, Turiaçu, São José de Ribamar, Bernardo do Mearim, Raposa e Outros Municípios Maranhense.