Offline
Pacientes com hemofilia e anemia falciforme têm tratamento interrompido por falta de insumos no Hemomar
24/08/2023 08:58 em Saúde

Durante inspeção, o Ministério Público do Maranhão constatou a falta de reagentes para dosagem de ferritina e hemoglobina glicada.

Nesta quarta-feira (23), o Ministério Público do Maranhão (MP-MA) emitiu uma Recomendação Notificatória ao secretário de Estado da Saúde do Maranhão, Tiago Fernandes, e ao presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), Marcello Duailibe.

A recomendação visa à regularização do estoque de insumos no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar).

A ação do MP-MA ocorreu após uma inspeção realizada no Hemomar, localizado em São Luís, no dia 22 de agosto. Durante essa inspeção, foi constatada a ausência de reagentes essenciais para a realização de exames de sangue, como os que medem os níveis de ferritina e hemoglobina glicada.

A escassez desses insumos tem impactado diretamente os pacientes que necessitam de tratamento para hemofilia e anemia falciforme, visto que seus tratamentos têm sido interrompidos devido à falta desses recursos.

O MP-MA tomou essa medida após receber denúncias de pacientes vindos de diferentes cidades do interior do Maranhão, os quais buscavam tratamento para hemofilia e anemia falciforme no Hemomar, mas foram impossibilitados de receber atendimento devido à carência desses insumos.

Glória Mafra, a promotora responsável pela 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde, afirmou que a inspeção confirmou a falta de insumos conforme constatado por uma lista fornecida pela diretora-geral do Hemomar, Clícia Galvão, em resposta a uma requisição do MP-MA durante a vistoria.

A promotora destacou ainda que esses insumos são vitais para a realização dos exames necessários para monitorar a condição clínica de pacientes com doenças hematológicas. No entanto, alguns estão em falta e outros estão prestes a se esgotar, o que compromete o cuidado adequado aos pacientes.

 

fonte: o imparcial

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!