Offline
Copa Norte e Nordeste de Levantamento de Peso Olímpico (LPO) acontece em São Luís
24/08/2023 08:56 em Esporte

 

Além da delegação maranhense e de outros Estados, a competição conta com a participação de atletas olímpicos.

Os principais nomes do Levantamento de Peso Olímpico (LPO) do Norte e Nordeste já estão em São Luís. Pela primeira vez, a capital maranhense recebe a Copa Norte e Nordeste de LPO, que vai reuniu cerca de 200 atletas. A competição começa nesta quinta-feira (24) e vai até o domingo (27), na Balder Cross, Ponta do Farol.

As expectativas são altas para essa, a Copa Norte e Nordeste, que é a segunda maior competição nacional da modalidade. Atletas de vários Estados (Bahia, Ceará, Pará, Amazonas, Maranhão e outros) vão disputar pódio em 8 categorias no feminino e 8 categorias no masculino. Ambas divididas por idade: sub-15; sub-17; sub-20; adulto e máster. A arbitragem do evento é da Confederação Brasileira de LPO (CBLP).

Além da delegação maranhense e de outros Estados, a competição conta com a participação de atletas olímpicos: Mateus Gregório e Rosane Santos, grandes atletas da seleção brasileira de LPO, que foram convidados para o evento.

“É uma honra estar presente neste evento, bem histórico, o segundo maior evento de LPO do Brasil com vários atletas participando. É muito gratificante para mim e para o Mateus compartilhar nossa experiência. Parabenizo a Federação Maranhense de LPO pela organização desse grande campeonato”, disse Rosane Santos.

Como prévia da competição, no último fim de semana (19 e 20), foi realizado no Sports Village, no bairro Calhau, mais uma edição do curso de capacitação em levantamento de peso, coordenado pelo diretor técnico da Federação Maranhense da Modalidade, Eduardo Roberto – o Dudu do LPO.

“O curso foi um esquenta para a competição. Durante o curso, trabalhamos posturologia e fisiologia do LPO, técnicas aplicadas ao levantamento, exercícios de mobilidade e auxiliares para o arranco e demais técnicas do LPO. Também trabalhamos a iniciação do esporte para as crianças. O LPO é um esporte fantástico, mexe com todo o corpo e ajuda a prevenir doenças. Convido a todos para conhecer mais sobre o esporte, agora, com esse grande evento que é a Copa Norte e Nordeste”, disse Dudu do LPO.

Eduardo Roberto, responsável por introduzir o LPO no Maranhão, e Lucena Marques, presidente da Federação Maranhense de LPO (FELP – MA), vão comandar a delegação maranhense na Copa Norte e Nordeste.

Serão cerca de 100 atletas maranhenses, disputando pódio em todas as categorias. Entre eles atletas com títulos nacionais e experiência em competições internacionais, como: Ranna Luiza e Amanda Marques, que já foram campeãs brasileiras; e Cayo Elcias, que já foi vice-campeão brasileiro.

A presidente da Federação Maranhense de LPO (FELP-MA), Lucena Marques, destaca a importância do evento.

“A Federação tem quatro anos de criação. E uma prova de que esse esporte está evoluindo no Estado é o crescente número de praticantes. Sediar a Copa Norte e Nordeste é um presente para todos nós. Mostra a confiança da Confederação Brasileira de LPO no nosso trabalho e a credibilidade que estamos conquistando entre os praticantes”, disse Lucena.

fonte: o imparcial

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!