Offline
Novo ensino médio: entenda o que muda nas escolas do Maranhão a partir de 2022
03/11/2021 12:41 em Maranhão

Secretário de Educação do Estado, Felipe Camarão, pontuou que as áreas que poderão ser escolhidas pelos estudantes são chamadas de Itinerários Formativos

O novo ensino médio começa a ser implantado no Maranhão em 2022, assim como em todo o Brasil. As escolas públicas estaduais já começaram a se preparar para as mudanças, que começam com alunos do 1º ano e atingem todas as séries até 2024.

O projeto, que vale para a rede pública e privada, prevê aumento da carga horária de quatro para cinco horas diárias e uma maior autonomia para os alunos, que vão escolher disciplinas complementares com as quais tenham mais afinidade.

O Secretário de Educação do Estado, Felipe Camarão, pontuou que as áreas que poderão ser escolhidas pelos estudantes são chamadas de Itinerários Formativos.

Segundo o secretário, os Itinerários Formativos serão mantidos de acordo com a aptidão produtiva de cada aluno das regiões maranhenses. “Nós vamos preparar o estudante para dois caminhos: ou vai sair preparado para o mercado de trabalho ou para o ENEM”, complementou.

Mudanças no ensino médio

Aprovado pelo Ministério da Educação em 2017, o novo ensino médio foi criado a partir da Lei nº 13.415/2017 que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e estabeleceu uma mudança na estrutura do ensino médio. As redes de ensino tiveram quatro anos para se preparar até a estreia, marcada para o início do ano que vem.

Na prática, ele amplia o tempo mínimo do estudante na escola de 800 horas para 1.000 horas anuais, além de trazer uma nova organização curricular que seja mais flexível e contemple uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a oferta de diferentes possibilidades de escolhas aos estudantes. g1MA

 
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!