Offline
Idosa encontrada em casa repleta de lixo é resgatada em São Luís
24/07/2021 08:26 em Maranhão

Senhora de 66 anos tem baixa visão e estava em condições de extrema vulnerabilidade no Bairro de Fátima, segundo a Defensoria Pública. Há suspeita de crimes de abandono e até violência sexual.

Uma idosa de 66 anos foi encontrada em uma casa repleta de lixo e em condições de extrema vulnerabilidade (veja no vídeo acima) no Bairro de Fátima, em São Luís, nesta sexta-feira (24).

A idosa possui baixa visão e foi encontrada sozinha na residência, onde vive com um sobrinho que é usuário de drogas, segundo a denúncia que chegou à Defensoria Pública, que realizou o resgate junto ao Corpo de Bombeiros, OAB, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e a Polícia Civil, além de órgãos da prefeitura.

A residência não possui móvel ou eletrodoméstico e estava tomada por lixo, fezes, vegetação e animais peçonhentos. No local também havia energia elétrica e a única água disponível era a água da torneira do banheiro, que se encontrava em condições insalubres.

Ela foi encaminhada para o Hospital Nina Rodrigues porque já estava entrando em surto. Depois da avaliação médica, a idosa será levada para uma Casa de Acolhimento Temporário, onde ficará até que se resolva a situação familiar dela", afirmou a coordenadora do Centro Integrado de Atenção e Prevenção à Violência contra o Idoso, Isabel Lopizic.

Além do abandono e da negligência, há a suspeita de que a idosa seja vítima de violência sexual e de violência patrimonial, já que ela é aposentada. Caso não exista algum familiar que assuma os cuidados da idosa, ela deverá ser encaminhada a uma instituição de longa permanência de idosos (ILPI), segundo a defensoria.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!