O governo ampliou de 100 para 150 a capacidade de pessoas em eventos e ampliou o horário de realização dos eventos até 0h. Houve a ampliação, ainda, da capacidade de funcionamento em órgãos públicos (80%) e igrejas (70%). As medidas ficam vigentes até o dia 12 de julho.
O governo do estado flexibilizou as medidas restritivas contra a Covid-19 no Maranhão. O anúncio foi feito pelo governador Flávio Dino (PSB), nesta sexta-feira (2), durante entrevista coletiva. Dino afirmou que o estado ampliou de 100 para 150 a capacidade de pessoas em eventos e ampliou o horário de realização dos eventos até 0h. Houve a ampliação, ainda, da capacidade de funcionamento em órgãos públicos e igrejas. As medidas ficam vigentes até o dia 12 de julho.
Veja como ficam as medidas até 12 de julho
Todo o estado
- eventos poderão ter até 150 pessoas
- a realização dos eventos poderá ser feita até a 0h
- administração pública estadual poderá funcionar com 80% da capacidade
- igrejas poderão funcionar com 70% da capacidade
Grande São Luís
- grupo de risco vacinado poderá retornar ao trabalho após 30 dias (exceto gestantes), tanto no setor público quanto privado
- comércio e indústria devem funcionar entre 9h e 21h
- bares e restaurantes devem funcionar até 0h
- supermercados devem funcionar de 6h a 0h
- supermercados, academias, salões, bares e restaurantes poderão funcionar com 70% da capacidade
- O governador destacou que é preciso seguir as medidas, para que as flexibilizações continuem sendo feitas.
Flávio Dino destacou que o Maranhão foi o segundo estado que mais avançou na vacinação no mês de junho, com aumento de 80% de pessoas imunizadas, o que foi possível por causa da parceria entre o governo do estado e os municípios. Ele afirmou que isso mostra que, ao contrário do que alguns dizem, a intervenção do estado na vacinação é importante.
Ainda segundo o governador, já é perceptível o efeito da vacinação no estado em junho, pois com o aumento na vacinação, houve uma queda no número de mortes, e que, por isso, não se pode ir atrás de quem desestimula a imunização dizendo que ela não faz efeito.
Dino destacou que o Maranhão já tem em relação à vacina contra a covid:
4 milhões de doses recebidas
3,53 milhões de doses distribuídas
3 milhões de doses aplicadas
Ele afirmou que os municípios maranhenses só poderão receber novas doses dos imunizantes se alcançarem 85% ou mais de aplicação das doses já recebidas anteriormente. Há 49 municípios no estado que não estão aptos a receberem novas doses de vacina, pois estão com taxa de aplicação abaixo dos 85%.
Ainda na coletiva, o governador anunciou que, começa a partir de segunda-feira (5), a aplicação da segunda dose de vacina em trabalhadores de segurança, salvamento e forças armadas e, também, em profissionais da educação.
Informações do G1MA