Em entrevista para rádio da Assembleia Legislativa, o deputado Ciro Neto falou sobre primeiro mês de trabalho como deputado estadual.
23/02/2019 10:03 em Política

O deputado falou sobre Projeto de Lei de sua autoria "Linhas de Produção", solicitação de melhorias em estradas e na saúde do interior do estado.

O deputado estadual Ciro Neto conversou na Rádio Assembleia com a apresentadora do Programa Ponto a Ponto, Maria Telles, sobre Projeto de Lei "Linhas de Produção". Segundo o parlamentar, a implantação do projeto em todo o estado, irá beneficiar principalmente famílias que hoje estão na linha da extrema pobreza, " O projeto pode gerar mais de 40 mil empregos no seu primeiro ano de criação, retirar mais de 21 mil famílias que estão na linha da pobreza ou seja que recebem menos de 400 reais por mês” pontua o deputado.

"Linhas de Produção" também é uma forma do parlamentar de mostrar seu compromisso com a agricultura familiar, como relatou na entrevista, "Eu sou um entusiasta apesar de não ter uma formação na área agrícola, porque acredito ainda que a agricultura é a forma mais rápida de desenvolver o nosso estado, gerar emprego e renda."

"O projeto Linhas de Produção vem com essa proposta, de pegar toda essa estrutura que o Governador Flávio Dino, criou em seu primeiro mandato, dar um novo passo e reorganizá-la através dos CICOPs (Centro Integrado de Comercialização dos Produtos)".

Os CICOPs teriam dentro deles um centro administrativo, onde essa administração fará a integração dos produtores, fornecendo também profissionais para acompanhamento técnico. O centro administrativo, contará ainda com agente facilitador que, poderá representar os pequenos produtores em chamadas públicas municipais, estaduais e federais, assim potencializando as vendas.

Ciro Neto também afirma que o Projeto de Lei, visa diminuir a dependência do Maranhão de produtos agrícolas de outros estados. Sobre essa necessidade, ele relembra a greve dos caminhoneiros em 2018 que gerou uma crise de abastecimento no estado, com o projeto, a produção passaria a ser integrada, promovendo a comunicação entre regiões maranhenses, em caso de escassez de um produto em uma região, a outra poderia fornecer o mesmo produto e com qualidade.

Solicitações do parlamentar ao Governo do Estado.

Durante a entrevista o deputado também relembrou os pedidos já feitos em sessão plenária no dia 20, como a concessão de 5km de asfalto, patrulha mecanizada e recursos para auxiliar no funcionamento do hospital municipal, todo os casos na cidade de Jatobá.

Solicitações também foram feitas, para a recuperação do asfalto da MA 381, no trecho de Joselândia até Trizidela do Vale. Outros pedidos são os de implantação do projeto Sorrir, e a criação de Restaurante Popular no município de Presidente Dutra.

Entre as primeiras solicitações do deputado, feitas no dia 5 de fevereiro, estão o pedido de pavimentação da Avenida Tancredo Neves, em caráter de urgência, na cidade de Presidente Dutra e a solicitação de vistoria com emissão de laudo técnico sobre as condições da barragem do Rio Flores em Joselândia, como medida preventiva afim de evitar tragédias como a de Brumadinho e Mariana.

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!